No diário de bordo, o registro das atividades

Olinda tem se caracterizado por um trabalho ativo de professores e alunos no programa Simplifica em Rede. A dificuldade de acesso à internet pelas famílias é grande. De acordo com o diagnóstico inicial realizado pela Sincroniza Educação, 62 dos 66 gestores afirmaram que apenas entre 0% e 25% das famílias dos estudantes têm internet em casa. Além disso, 98% das escolas não tinham experiência no uso de tecnologias para entrega de conteúdos aos estudantes. 

Hora de se reinventar e de trabalhar para que o vínculo entre os alunos e a escola seja mantido. Uma maneira de fazer isso dentro das trilhas Simplifica é usar o diário de bordo. Nele são feitos registros de todas as atividades realizadas durante o período de ensino remoto. Ele é simples: consiste em um caderno com folhas em branco e uma caixa onde são guardados materiais, ambos personalizados por cada aluno.

De olho no celular: aluna da EM Alberto Torres segue as trilhas do Simplifica

Muitas crianças de Olinda estão enviando a seus professores fotos e vídeos da produção e do preenchimento de seus diários de bordo. Graças aos diários, os alunos que não têm acesso fácil à internet também podem compartilhar com os docentes tudo o que produzirem no período em que estiverem distantes da escola.

Município: Olinda
População estimada: (2019): 392.482
Participantes do Programa

Escolas: 66
Alunos: 24.352 (18.426 anos iniciais e 5.926 anos finais)
Professores ativos: 967

Veja também

Como usar o Simplifica, passo a passo
Formação

A Secretaria de Educação de Nova Odessa (SP) priorizou o atendimento aos alunos, no período da pandemia, por meio de material impresso. De acordo com o diagnóstico inicial da rede, realizado pela Sincroniza Educação, nenhuma das onze escolas tinha experiência no uso de tecnologias para envio de conteúdo aos estudantes. Assim, blocos de atividades são […]

Ver mais
Simplifica no Google Sala de Aula
Implementação

Em Itacaré-BA, 80% dos estudantes são moradores da zona rural, e muitos não têm acesso à internet. Isso não é motivo, no entanto, para que os professores deixem de utilizar ferramentas digitais, que facilitam o trabalho e aumentam as possibilidades de interação com os alunos. Entusiasta do uso das tecnologias na educação, Robson de Jesus […]

Ver mais
Toda forma de comunicação para engajar famílias e alunos
Implementação

Com o início do programa Simplifica em Rede em Itacaré, a Secretaria de Educação investiu na divulgação, para que a iniciativa chegasse a toda a comunidade. O programa foi apresentado à população da cidade em um post da prefeitura no Facebook. O texto explicava o programa, abordando como funcionaria a experiência de ensino remoto, e […]

Ver mais
Atenção à educação para chegar a todos os alunos
Implementação

Quando o programa Simplifica em Rede chegou ao turístico município de Itacaré, a Secretaria de Educação havia mudado momentaneamente seu foco para a saúde. Os esforços de sua equipe, incluindo professores e coordenadores, estavam voltados para a fabricação de máscaras para distribuição à população. Alguns docentes, por iniciativa individual, enviavam atividades aos alunos pelo WhatsApp, […]

Ver mais
Aulas a (grande) distância
Monitoramento

A rede de Jijoca de Jericoacoara enfrentou um desafio particular durante a pandemia. Pelo fato de a cidade ser turística, grande parte da população trabalha em hotéis, restaurantes e serviços voltados para o atendimento aos visitantes. Com a interrupção dessas atividades, muitos dos trabalhadores desse setor da economia voltaram para a sua cidade de origem, […]

Ver mais
O que cada aluno fez registrado em planilhas
Monitoramento

Para a rede de Jijoca de Jericoacoara, não basta apenas abrir a possibilidade de ensino remoto. Os profissionais da educação estão mobilizados para realizar um acompanhamento efetivo sobre como o conteúdo tem chegado aos estudantes. Para isso, a Secretaria da Educação criou planilhas divididas por escolas, turmas e disciplinas. Elas são alimentadas semanalmente pelos coordenadores […]

Ver mais