O que cada aluno fez registrado em planilhas

Para a rede de Jijoca de Jericoacoara, não basta apenas abrir a possibilidade de ensino remoto. Os profissionais da educação estão mobilizados para realizar um acompanhamento efetivo sobre como o conteúdo tem chegado aos estudantes. Para isso, a Secretaria da Educação criou planilhas divididas por escolas, turmas e disciplinas. Elas são alimentadas semanalmente pelos coordenadores pedagógicos, que estão em contato permanente com os professores.

Dessa forma, é possível saber, por exemplo, que o professor de língua portuguesa que leciona para o 5º ano B de determinada unidade escolar fez chegar materiais – do Simplifica e outros que ele produzir – a X alunos e de que forma, se em papel ou pela internet. Com base nesses dados, ao final das semanas ou do mês, a secretaria tem um retrato do ensino em tempos de pandemia. Quantos e quais alunos foram e não foram atingidos? De posse dos dados, os coordenadores têm a tarefa de procurar os que ainda não acompanham as aulas.

Paralelamente, os professores também fazem seu acompanhamento. Uma planilha de fácil preenchimento foi desenvolvida para eles. Nela, eles identificam, entre outros dados, o nome de cada aluno e as atividades realizadas por eles. A informação é de extrema importância, ainda mais com a homologação pelo Ministério da Educação (MEC) do parecer do Conselho Nacional de Educação que autoriza que atividades remotas passem a valer como carga horária. A planilha ainda vai ajudar o professor a realizar a avaliação processual, baseada nas habilidades e competências adquiridas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Município: Jijoca
População estimada: (2019): 19.816
Participantes do Programa

Escolas: 9
Alunos: 4.230 (2.302 nos anos iniciais e 1.928 nos anos finais)
Professores ativos: 149

Veja também

Como usar o Simplifica, passo a passo
Formação

A Secretaria de Educação de Nova Odessa (SP) priorizou o atendimento aos alunos, no período da pandemia, por meio de material impresso. De acordo com o diagnóstico inicial da rede, realizado pela Sincroniza Educação, nenhuma das onze escolas tinha experiência no uso de tecnologias para envio de conteúdo aos estudantes. Assim, blocos de atividades são […]

Ver mais
Simplifica no Google Sala de Aula
Implementação

Em Itacaré-BA, 80% dos estudantes são moradores da zona rural, e muitos não têm acesso à internet. Isso não é motivo, no entanto, para que os professores deixem de utilizar ferramentas digitais, que facilitam o trabalho e aumentam as possibilidades de interação com os alunos. Entusiasta do uso das tecnologias na educação, Robson de Jesus […]

Ver mais
Toda forma de comunicação para engajar famílias e alunos
Implementação

Com o início do programa Simplifica em Rede em Itacaré, a Secretaria de Educação investiu na divulgação, para que a iniciativa chegasse a toda a comunidade. O programa foi apresentado à população da cidade em um post da prefeitura no Facebook. O texto explicava o programa, abordando como funcionaria a experiência de ensino remoto, e […]

Ver mais
Atenção à educação para chegar a todos os alunos
Implementação

Quando o programa Simplifica em Rede chegou ao turístico município de Itacaré, a Secretaria de Educação havia mudado momentaneamente seu foco para a saúde. Os esforços de sua equipe, incluindo professores e coordenadores, estavam voltados para a fabricação de máscaras para distribuição à população. Alguns docentes, por iniciativa individual, enviavam atividades aos alunos pelo WhatsApp, […]

Ver mais
Aulas a (grande) distância
Monitoramento

A rede de Jijoca de Jericoacoara enfrentou um desafio particular durante a pandemia. Pelo fato de a cidade ser turística, grande parte da população trabalha em hotéis, restaurantes e serviços voltados para o atendimento aos visitantes. Com a interrupção dessas atividades, muitos dos trabalhadores desse setor da economia voltaram para a sua cidade de origem, […]

Ver mais
Professores se aprimoram e inovam
Implementação

Com o início do programa Simplifica em Rede, os professores tiveram de se adaptar às novas metodologias. Além de participar ativamente de lives sobre ensino remoto de emergência, ferramentas digitais interativas, formas de acompanhamento da aprendizagem e apoio às famílias, muitos foram pesquisar sobre ferramentas para aprimorar aulas on-line. Alguns começaram a produzir em casa […]

Ver mais