Monitoramento

Depois da implementação do programa e também da formação da comunidade escolar para o trabalho com o ensino remoto de emergência, é necessário monitorar as ações realizadas. Para assegurar que o conteúdo esteja chegando aos estudantes e também para que as horas dedicadas a essas atividades, por professores e alunos, sejam consideradas aulas dadas, é necessário haver registro de quantos e quais alunos estão participando efetivamente da ação.

Não se trata de uma avaliação. Nessa etapa ocorre a definição das informações que precisam ser acompanhadas, por quais meios e de que forma isso deve ser feito. A rede pode criar instrumentos, usar os que já tem ou adaptá-los, se isso for necessário. O importante é optar por um instrumento de monitoramento que possibilite a consolidação rápida dos dados para a tomada de decisões relativas ao ensino remoto. É interessante que haja monitoramentos no âmbito da Secretaria de Educação e da escola – sob a responsabilidade do diretor –, além daquele feito por cada professor (leia casos inspiradores).

A Secretaria de Educação pode optar por planilhas ou formulários. Nesse caso, são alternativas o Google Formulários, o Typeform ou o SurveyMonkey. Por meio dessas ferramentas, são levantadas informações sobre a quantidade de estudantes que estão sendo atendidos pelas diferentes estratégias – como as diversas ferramentas on-line, atividades impressas e aulas pela TV – , além dos que não estão sendo atendidos por nenhuma das soluções escolhidas pela rede. 

Instrumento bastante útil nessa etapa, o diário de bordo possibilita aos alunos registrar todas as atividades realizadas nas trilhas Simplifica, além de outros tipos de portfólio. Os dados coletados devem ser analisados e as conclusões, compartilhadas com a comunidade escolar, assim como as boas experiências realizadas durante o período. 

Fica a critério da rede estabelecer junto à equipe a melhor periodicidade (semanal, quinzenal etc.) para colher as informações. Depois da consolidação dos dados, é necessário que a equipe se reúna e  analise os resultados para fazer adaptações nos instrumentos e mudanças nas estratégias, caso necessário, a fim de que nenhum aluno fique para trás.